A Hierarquia da Igreja: servidora do Povo de Deus
23/02/16

 

Depois de falar brevemente sobre a Sucessão Apostólica e da relação entre o Colégio dos Bispos e o Papa, quero agora me deter na constituição hierárquica da Igreja. A Santa Mãe Igreja Católica é a Igreja hierárquica. O “Catecismo da Igreja Católica” (nn. 874 - 879) nos ensina que o próprio Cristo é a fonte do ministério na Igreja, pois para apascentar e fazer aumentar sempre mais o Povo de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu na Sua Igreja uma variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo Místico de Cristo. Assim, os ministros revestidos do sagrado poder servem a seus irmãos para que todo o Povo de Deus chegue à Salvação.

Na Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 10, 14 ss) vemos o apóstolo dos gentios perguntar a seus irmãos de Roma: “Como poderiam crer naquele que não ouviram? E poderiam ouvir sem pregador? E como podem pregar se não são enviados?” (Rm 10, 14 – 15). E depois Paulo ainda afirma: “A fé vem pela pregação” (Rm 10, 17). O mandato e a missão de anunciar o Evangelho não pode ser dado por ninguém a si mesmo; pois o enviado do Senhor fala e age em virtude da autoridade de Cristo e não por autoridade própria. O enviado não fala como membro da comunidade, mas fala a ela em nome de Cristo Jesus.

Isso nos remete aos ministros da graça autorizados e habilitados por Cristo para essa missão. Desses ministros sagrados, os Bispos e os Presbíteros, que auxiliam os Bispos, recebem a faculdade de agir “na Pessoa de Cristo-Cabeça da Igreja”. Já quanto aos Diáconos, estes recebem a força de servir o Povo de Deus nas diaconias da Liturgia, da Palavra e da Caridade, sempre em comunhão com o Bispo e seu Presbitério. E tal ministério hierárquico é conferido pela Igreja através do Sacramento da Ordem.

O nosso “Catecismo” ainda continua a ensinar que esse ministério de natureza sacramental é um ministério “de serviço”, onde os ministros são “servos de Cristo”, ou melhor, dizendo, são imagem de Cristo que se fez servo de todos.

O “Catecismo” continua a ensinar muito mais sobre a Hierarquia da Igreja, mas queria aqui me deter e me aprofundar um pouco mais na questão da Hierarquia como serviço ao Povo de Deus em vista de sua Salvação. Sim, a constituição hierárquica da Igreja existe para servir ao Corpo Místico de Cristo, que é a Santa Mãe Igreja, Povo de Deus. É justamente aqui que reside a autoridade dos membros da Hierarquia: no serviço humilde e desinteressado prestado à Igreja.

Embora no decorrer da história bimilenar da Igreja, a Hierarquia tenha se desviado de sua verdadeira identidade e se tornado detentora de um poder temporal que não cabia a ela possuir; isso na verdade corresponde a uma falsificação do papel sagrado da Hierarquia, e uma traição a sua identidade.

A Hierarquia da Igreja, nos três graus do Sacramento da Ordem: Episcopado, Presbiterado e Diaconado, existe unicamente para servir, e não para ser servida e possuir privilégios em relação aos demais membros da Igreja.

Temos que ressaltar também que a Hierarquia não pode ser confundida com a totalidade da Igreja, pois ela é apenas uma parte da Igreja, que também é constituída por homens e mulheres de vida consagrada e religiosa e pelos fiéis leigos, que são a grande maioria do Povo Santo de Deus.

Existe ainda em nossa sociedade uma visão equivocada da Igreja, especialmente em alguns setores da mídia, identificando-a unicamente com o Clero, onde o povo em geral é visto apenas como um grupo de fiéis, que possui uma frágil e conturbada ligação com a Igreja, identificada unicamente com a Hierarquia. Essa é uma visão pobre e estreita de Igreja, que ainda é muito propagada pelos meios de comunicação.

Infelizmente, é comum ver muitos fiéis leigos que ignorando a sua condição de membros da Igreja, se identificam como uma categoria que está fora da Igreja. Isso é um absurdo, mas é a dura realidade e se mostra evidente em frases como: “eu vivo do meu jeito, e não ligo para o que ensina a Igreja”.

É necessário e urgente formarmos bem o Povo Santo de Deus sobre a Hierarquia e sua relação com a Igreja. É importante que as pessoas aprendam que a Hierarquia é parte constituinte da Igreja, mas que não esgota toda a realidade da Igreja, que é muito mais ampla. A Igreja é muito mais do que a Hierarquia, embora ela não possa existir sem a Hierarquia.

Podemos também afirmar que a Hierarquia só existe para servir a Igreja, e enquanto realidade servidora, a Hierarquia deve sempre passar por um processo contínuo de desmundanização, para não cair na tentação diabólica de se tornar uma instância de poder mundano dentro da Igreja. Essa talvez seja uma das maiores tentações do Clero, tanto de ontem como de hoje.

O Inimigo, que é o Diabo, é astuto e seduziu ao longo da história e ainda seduz muitos Sacerdotes, seja Bispos ou Presbíteros, e mesmo Diáconos a transformarem o Sacramento da Ordem em uma espécie de trampolim eclesiástico para exercerem um poder temporal e mundano tanto dentro quanto fora da Igreja. E foi justamente esses falsos testemunhos que escandalizaram muitos fiéis e mesmo pessoas de fora da Igreja no decorrer da história, e fez crescer na sociedade o ódio contra a Igreja e em especial contra a própria Hierarquia.

Assim surgiram no passado e surgem ainda no presente, muitos movimentos e grupos anti-clericais, que disseminaram e ainda disseminam em muitos corações um ódio irracional contra a Igreja e o Clero.

Se no passado o mundanismo do Clero estava mais ligado ao poder político, hoje esse mundanismo se reveste de outras cores e se manifesta de diversas maneiras, que não estão necessariamente ligadas ao poder temporal. Mas tanto num caso como no outro, se trata sempre de um desvio escandaloso da verdadeira missão e identidade da Hierarquia, que é ser servidora do Povo Santo de Deus.

Rezemos pelos nossos Bispos, Presbíteros e Diáconos para que sempre se coloquem como humildes servos da Vinha do Senhor e se ajoelhem diante de suas ovelhas e lavem os seus pés, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor, que veio a esse mundo para servir a todos.

Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, interceda pela Hierarquia da Igreja nesse Ano Santo da Misericórdia. Amém!!!

 

 

Autor: Flavio Cividanes de Quero
E-Mail:-fquero@bol.com.br